Nossa Abordagem
A abordagem por nós utilizada é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). A TCC é uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron T. Beck e seus colaboradores. O termo cognitivo se refere ao ato de perceber e e interpretar nossas vivências. A TCC é altamente interventiva, ou seja, é objetiva e orientada para metas, aborda fatores emocionais, comportamentais e cognitivos no tratamento das dificuldades psicológicas e dos transtornos mentais. A TCC não descarta o passado do cliente, porém é orientada para o aqui agora e faz uso da psicoeducação para que o cliente possa compreender o seu transtorno ou dificuldade antes de ser iniciada a intervenção. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus clientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.
A TCC pressupõe que o sistema de crenças (pensamentos, interpretações, cognições) de um indivíduo exerce importante papel no desenvolvimento de seus sentimentos e comportamentos. Para modificar o sistema de crenças disfuncionais que prejudicam a qualidade de vida do cliente a TCC utiliza diversas técnicas. Uma delas consiste em ensinar o cliente a identificar pensamentos que possam conter alguma distorção. Em seguida ele é incentivado a analisar todas as evidências disponíveis que possam confirmar ou refutar o pensamento distorcido, tornando-o mais funcional. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento.
A TCC reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas contraditórias de processar informação. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos.
