Meditação & Respiração

Então vamos começar se concentrando em algo que está sempre com a gente, o movimento da respiração , ela nos prende no aqui e agora; EX, você não consegue respirar “ daqui a cinco minutos “ ou “ cinco minutos atrás” você só pode respirar agora!

A respiração é algo que não nós preocupa, é nata, é vida e se bem trabalhada interfere de modo positivo no funcionamento cerebral. Ela serve para monitorar seus sentimentos, é uma ancora para sua atenção, mostrando quando sua mente se dispersou!

Não conseguimos sobreviver por mais de alguns minutos sem a nutrição que a respiração nos fornece, ela não precisa de nos respira por si! A respiração consciente é um dos instrumentos mais hábeis de percebemos como estamos e controlar nossa ansiedade ; Então vamos voltar nossa atenção para a respiração procurando torná-la mais lenta e pausada!!!

RELAXAMENTO: Atenção plena do corpo e da respiração:

1°) Acomode-se em uma posição confortável .

2°) Preste atenção na sensação física do seu corpo, aterrando no aqui e agora (sinta os seus pés no chão pressionado-os levemente contra ao assoalho. Se está sentado, sinta como a cadeira sustenta as suas costas).

3°) Agora concentre–se atenção na sua respiração.PS: Quando respirar sinta o ar entrando e inflando seu abdome , lento e pausado; Quando expirar sinta o ar saindo e esvaziando seu abdome, lento e pausado (respiração diafragmática);

4°) Passe a consciência para as sensações do corpo inteiro, perceba as sensações físicas e até mesmo emocionais que podem estar ocorrendo. (Comece pelos pés até chegar no topo da cabeça )

5°) novamente concentre-se na respiração, traga o foco para ela , observado o ar entrado e saindo, lento e pausado.

6°) Não tente controlar sua respiração. Deixe que ela ocorra naturalmente; Sim a mente ira se divagar, sua atenção afastará da respiração, não é um erro, é simplesmente o que a mente faz. Use as sensações do corpo e sua respiração como uma ancora para se reconectar com o aqui e agora, cada vez que a mente divagar.

7°) Lentamente vai voltando ao seu foco, com uma respiração mais funcional para si. PS: Nenhum de nós consegue controlar os pensamentos que assolam a mente ou o clima que eles criam.

Mas podemos controlar a maneira como reagimos a isso!!